domingo, 27 de abril de 2008

Um Jogo de Xadrez

Lost S04E09 - The Shape of Things to Come
(alerta de spoilers)

Um episódio excelente! Intenso, movimentado e surpreendente. Respondeu algumas perguntas e formulou outras, mexendo com nossa cabeça no melhor estilo Lost. Por fim, um episódio com muita ação mas trazendo também um combate estratégico. Benjamin Linus é o personagem em destaque, o mais interessante.

Lost é a melhor série de todos os tempos sem dúvida!

Destaques do episódio:
  • O corpo do médico chegou à ilha, mas no cargueiro dizem que o médico está bem. Será mais uma evidência da diferença do tempo fora da ilha?
  • A turma do Locke jogando War. Hurley diz: "A Austrália é o ponto-chave do jogo". Será uma referência a algo da série?
  • O pessoal do cargueiro (leia-se Widmore) chegando pra arrebentar quem estiver pela frente. Foram eles os responsáveis pela morte de Rosseau e Karl. Sawyer foi o herói do dia, arriscando-se para salvar Claire.
  • A morte de Alex foi o momento mais surpreendente. Até mesmo para Ben que não imaginou que Keamy iria fazer isso. "Ele mudou a regra do jogo", uma frase que iria ser repetida no final do episódio. Além disso, foi a primeira vez em Lost que vimos um Ben visivelmente abatido.
  • Aliás, talvez a coisa mais surpreendente tenha sido a sala secreta de Ben, que resultou não sei bem como, em mais uma manifestação do monstro fumaça negra. A mais louca e destrutiva que já vimos, diga-se de passagem. Será que Ben controla a fumaça? Isso foi uma resposta à mudança de regras?
  • Quando Ben abriu o guarda-roupa para uma passagem secreta, só uma coisa veio à minha cabeça: Nárnia.
  • No flashforward, Ben aparece no deserto do Saara com o uniforme da Dharma. Primeiro vemos sua agilidade e destreza ao derrubar dois beduínos. Depois, vemos que ele não tinha certeza quanto à data e que já era um cliente preferencial no hotel na Tunísia, sob o nome Dean Moriarty. Provavelmente, uma viagem no tempo. Mas me pareceu bem diferente das viagens de Desmond. Além disso, lembrou o urso polar encontrado pela Charlotte no episódio Confirmed Dead, num cenário muito parecido com aquele.
  • Sayid encontrou Nadia depois que saiu da ilha. Casou com ela e, fatalmente, foi assassinada por um capanga de Widmore (será?). Ben usou o ódio e o desejo de vingança de Sayid para recrutá-lo como o matador que já vimos em O Economista. Pelo sorrisinho de Ben, dá pra desconfiar que Ben armou alguma coisa.
  • Por fim, o momento crucial no episódio: o encontro de Ben e Widmore. Confesso que não esperava que isso acontecesse tão cedo. Ficou claro que os dois já se conheciam de longa data e agiam sob um código, que Widmore traiu. Um embate de alto nível que nos leva a um jogo de xadrez, com adversários altamente estratégicos. Quem é vilão e mocinho? Ou será dois vilões? Não sabemos responder, mas é um confronte fascinante, sem sombra de dúvida.
  • Widmore não sabe como encontrar a ilha. "Minha ilha", conforme ele. Mas continuará a buscá-la com todas as suas forças. Em contrapartida, Ben promete matar Penelope, em vingança pela morte de Alex. Essa é a forma das coisas que virão. Um episódio que transformou nossa percepção sobre esse confronto. Um divisor de águas nesta série brilhante, que nos impressiona a cada episódio.

Nenhum comentário: