sábado, 8 de março de 2008

A Outra

O sexto episódio da quarta temporada de Lost foi centrado em Juliet, com o nome de The Other Woman. A história girou do passado de Juliet em flashbacks, enquanto no presente Jack e Juliet tentavam alcançar Faraday e Charlotte que saíram furtivamente em direção a uma nova escotilha chamada The Tempest e Ben faz mais de seus jogos mentais com Locke para o convencer a deixá-lo livre.
Este episódio pode até empalidecer diante do último, The Constant, pois nada pode ser comparado com um episódio tão bom, com reviravoltas no tempo e revelações empolgantes. Porém, convém pensar moderamente sobre os fatos de The Other Woman. Eu lembrava que Juliet e Goodwin tinham um affair, mas sinceramente não imaginava que ela era a "outra" da relação. Na verdade, nunca me importei muito com esse aspecto da história e todo o desenvolvimento do flashback de Juliet seguiu para revelar uma única coisa: Ben acha que Juliet é dele. E foi o único momento marcante nesse flashback, pois a maneira que Ben afirmou isso, chegou a dar medo de tanta obstinação no seu olhar. Enquanto isso, a história de Faraday e Charlotte na nova escotilha foi importante apenas de uma forma pragmática para termos conhecimento que havia esse lugar que fornece energia para toda a ilha e que um gás poderia ser liberado para exterminar toda a população do local. Entretanto, deixaram uma pulguinha na nossa orelha ao vermos que mesmo cativo, Ben ainda consegue obter informações e manipular quem ele quer.
Na verdade, os melhores momentos do episódio foram as cenas de Ben e Locke. Benjamin Linus sabe como mexer com o Locke e questionando a liderança dele, conseguiu realmente prender sua atenção. Aliás, ganhou a nossa atenção também revelando o que nós já suspeitávamos: Charles Widmore está por trás do cargueiro e fará tudo o ques estiver ao seu alcance para desvendar o mistério por trás da ilha. E Ben fará tudo, tudo mesmo para proteger a sua amada ilha.

Alguns pontos e reflexões:
  • Juliet gosta de ser a "outra". É exatamente esse papel que ela exerce entre Jack e Kate. Aliás, não consigo engolir Jack com Juliet. Esse relacionamento soa falso, como se Jack quisesse só causar ciuminho.
  • Não seria mais fácil se Faraday e Charlotte explicasse para Jack o que eles queriam ao invés de simplesmente fugir. Poderiam inclusive ganhar a confiança do doutor se fossem mais transparentes.
  • Juliet diz para Jack: "Não queira estar perto de mim se Ben quiser fazer guerra por minha causa". Pois aí fica a questão: O que é mais perigoso? Ben protegendo Juliet ou a ilha?
  • Como é que Ben obtém a informação sobre o destino de Faraday e Charlotte e ainda manda uma mensageira ao encontro de Juliet? Esses suspiros da ilha parecem que estão bem nos ouvidos dele.
  • Locke oferece coelho para Ben comer e ele pergunta se havia um número nele. Muito boa essa! (lembre do episódio com Sawyer e o coelho).
  • Muito legal a cena final. Hurley derrotando Sawyer em mais um jogo e os dois ficando de queixo caído ao ver Ben caminhando livremente. "Vejo vocês no jantar".

Nenhum comentário: