sábado, 15 de março de 2008

A Redenção de Jin

Lost S04E07 - Ji Yeon
(alerta de spoilers para quem não assistiu ainda)

O último episódio de Lost foi centrado no casal Jin e Sun. Nunca fui muito fã das histórias do casal coreano, mas confesso que este último me pegou de jeito, foi muito emocionante e trouxe um truque narrativo que admito, me enganou direitinho.
Neste episódio tivemos três tramas. A primeira, na ilha, mostrou o conflito entre Sun e Juliet, pois a coreana não confia (com bons motivos) em Juliet e decide se mudar para a turma do Locke. Juliet, de maneira desprezível, apelou para obrigar Sun a ficar, contando a Jin sobre o caso que ela teve antes de chegar na ilha. A decepção marcada no olhar de Jin, a reflexão após a pesca com Bernard e por fim, o momento mais tocante da história do Mr. Kwon, quando ele demonstra seus sentimentos e afirma que seus erros do passado foram determinantes para o erro de Sun, mas que agora ele mudou para ser o homem que Sun sempre quis. O momento de perdão mútuo, um amor que cobre os pecados e a redenção de um homem. Grandes momentos que chegam ao clímax, quando ele dissipa as dúvidas sobre a paternidade de seu filho.
Enquanto isso, no cargueiro, Desmond e Sayid recebem um bilhete - "Não Confiem no Capitão" - testemunham a "loucura" de Regina, pulando nas águas para morrer e encontram, finalmente, o capitão, com quem travam uma conversa intrigante: Charles Widmore é o chefe (como Ben já havia dito), eles não conseguem retroceder o cargueiro porque o motor foi sabotado, a cena forjada dos destroços do Oceanic 815 e os corpos dos passageiros foram obra de Benjamin Linus. Uau! Afinal de contas, podemos confiar ou não? Por fim, eles conhecem Kevin Johnson, ou melhor, Michael Dawson, que como já era de se suspeitar, é o infiltrados do Ben.
No futuro, Sun é uma Oceanic Six e está em trabalho de parto. Já era de se esperar, afinal para ela sair da ilha era a única maneira de salvar a vida dela. Jin também é e está em uma loja comprando um panda para presentear a filha. Certo? Não, numa narrativa muito bem construída, confesso que caí na armadilha que foi montada. A grande sacada do episódio foi misturar os conceitos já conhecidos de flashback e flashforward, induzindo o espectador a "montar" a história errada. Sun realmente está no futuro, fora da ilha e dando a luz à filha, mas a trama de Jin é pré-ilha. Ele não está presente. Pelo contrário, Jin está morto, como vemos na última cena, quando Sun e Hurley visitam seu túmulo.

Algumas reflexões:
  • Meu vacilo em não perceber que se tratava de um flashback de Jin também se deu em razão da conversa de Jin e Bernard, durante a pescaria. Bernard fala para Jin que o motivo de ter pego um peixe foi o karma, se você faz coisas boas, elas voltam para você, se fizer coisas ruins, elas também voltarão (ecos de My Name Is Earl?). Pois bem, quando tudo começou a dar errado para Jin, depois de comprar o panda, pensei que o Jin do futuro havia se separado de Sun e o karma estava aprontando pra cima de Jin (não que eu creia nisso), mas acabei me dando conta do engano mais tarde.
  • Capitão Gault está falando a verdade? Podemos confiar nele? Afinal de contas, se Kevin "Michael" Johnson está do lado de Ben, então fica difícil. Por outro lado, Charles Widmore não é alguém que inspire muito confiança também.
  • Regina é mais uma afetada pela "doença". Como podemos determinar quem está propenso à "doença da viagem no tempo"e quem não está? Por que alguns membros parecem imunes? Será que o mesmo aconteceu com os amigos de Rosseau? E então por que não afetou ela também?
  • Como Michael virou aliado de Ben? Será que ele veio para ajudar os outros losties? Será que há um paralelo entre Michael e o Sayid do futuro?
  • A pergunta que não quer calar: Jin está morto? Bom, já vi em vários sites o still do túmulo de Jin e é verdade que a data da morte é exatamente a data do acidente do Oceanic 815. Portanto, fica a questão: ele morreu ou está vivo na ilha? Bom, pela reação de Sun e Hurley, creio que Jin está morto mesmo. Agora, em que circunstâncias isso aconteceu, é outro detalhe.
  • Quem é o último Oceanic Six? Aaron ainda estava em gestação, então conta? O corpo de Jin pode ter vindo junto com os seis, conta? Acho que não. Então, vamos esperar os próximos.

Nenhum comentário: